domingo, 3 de junho de 2012

Essa semana, por incentivo de um professor da especialização, resolvi começar o conteúdo de Egito Antigo de uma forma diferente. Iniciamos as aulas de trás para frente, com a Primavera Árabe. Na semana passada corri pesquisar coisas sobre o evento e por uma feliz coincidência fiquei sabendo de uma música do Teatro Mágico que fala sobre o assunto. Resolvi levar imagens e o clipe para trabalhar em sala de aula. Sexta foi o grande dia!  Engraçado que quando estamos dando um assunto pela primeira vez rola um nervosismo, uma apreensão... Mas no fim tudo (desde a aparelhagem até o debate) deu certo! Mas o que me fez pensar nesse processo todo é o quanto é bom pesquisar para montar aulas, principalmente quando o professor gosta do assunto pesquisado. Passei todo o meu dia de planejamento envolvida com o assunto, pesquisando, lendo, recolhendo imagens... Só sinto por não ter menos tempo em sala de aula e mais tempo de planejamento, para que a maioria das aulas fossem assim, bem preparadas. No fim a gente acaba tendo que selecionar alguns assuntos ou algumas turmas para isso e não consegue atingir todas. Isso é um pouco reflexo das condições ruins de trabalho e umas das minhas principais reclamações, sempre quis mais horas para planejar e pensar as aulas!
Fora isso, recomendo que os colegas iniciem Egito Antigo falando da Primavera Árabe e de todos os eventos relacionados a ela! Deixo aí embaixo o clipe do Teatro e recomendo muito a banda e o trabalho em sala de aula com suas músicas!


2 comentários:

  1. Que legal, Laura! A aula rendeu uma boa discussão? Para que ano foi essa aula? Eu vou entrar em Egito com as minhas turmas do 6o ano, mas acho que esse tipo de debate não rola com eles...
    Concordo contigo, é bem complicado nós não termos tempo suficiente para poder pensar a maior parte das aulas com essa dedicação. Com certeza um melhor salário para os professores iria possibilitar que não necessitássemos de 60h por semana para termos um salário razoável. E ao invés de 60h de aulas pensadas na correria, teríamos 20h ou 30h de aulas muito mais qualificadas...

    ResponderExcluir
  2. Foi para turmas de primeiro ano do ensino médio. Pro sexto ano até dá pra comentar, mas aprofundar eu não aconselharia. E talvez um dia a gente possa ter horas a mais de planejamento!

    ResponderExcluir